Psicologia

1 – Conceito

A palavra Psicologia é formada de duas palavras gregas: psique, que significa alma, e logos, que significa estudo, seguindo a tradução literal, psicologia significa estudo da alma. Com o passar do tempo, a palavra Psicologia tem sido usada para definir a ciência que estuda a mente e o comportamento humano.
A Noite Estrelada, 1889, Van Gogh

Desde o tempo de Platão e Aristóteles, existem teorias sobre a mente humana, mas a Psicologia só foi considerada ciência no fim do século XIX, com a realização de pesquisas cuidadosas e sistemáticas.

2 – Métodos teórico-práticos

Quando diversos psicólogos adotam o mesmo ponto de vista, eles constituem uma escola psicológica. Cada uma dessas escolas tem suas convicções particulares a respeito da definição da Psicologia e de sua tarefa e dos métodos adequados à execução dessa tarefa.

As três principais linhas teóricas da Psicologia são: a Psicanálise, a Psicologia Comportamental e a abordagem Fenomenológica Existencial Humanista.

3 – Aplicações

A Psicologia pode ser aplicada em diversos contextos, cito aqui alguns: atendimento clínico, psicologia escolar, hospitalar, dos esportes, psicologia social, jurídica, organizacional, do trabalho, entre outras. Os atendimentos podem ser realizados tanto individualmente quanto em grupo, além de atendimentos em família.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas