Gerações

No século XX, pesquisadores da área das Ciências Sociais começaram a classificar gerações a partir do ano de nascimento de cada indivíduo, separando as gerações por épocas, cada uma com as suas características distintas, sendo encontradas características em comum entre os membros da mesma geração.

Hoje são conhecidas sete gerações, delimitadas por um período de anos, porém não havendo uma data exata de inicio ou término.

Grandfather and grandson, 1871 - Vasily Perov - WikiArt.org
Grandfather and Grandson, 1871, Vasily Perov
Geração Perdida (1883-1900) - é um termo atribuído tradicionalmente a Gertrude Stein e popularizado por Ernest Hemingway para descrever aqueles que lutaram na Primeira Guerra Mundial e depois viveram durante o período de entreguerras. A percepção era de que após a Primeira Guerra Mundial esta geração estava sem direção em mundo pós-guerra, o que culminou em um tempo de grandes mudanças que resultaram na Grande Depressão de 1929. Isso significa que estava dentro da idade adulta num tempo de turbulência econômica. Individualismo e quebrar as regras eram algo comum para esta geração.

Geração Grandiosa (1901-1924) - é uma expressão cunhada pelo jornalista e escritor Tom Brokaw, também conhecida como a Grande Geração, é a geração que inclui os veteranos que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Eles nasceram por volta de 1901 a 1924, atingindo a maioridade durante a Grande Depressão. Enquanto adultos combateram na Segunda Guerra Mundial e viveram a maioria da sua vida adulta e a meia idade durante a prosperidade dos Trinta Anos Gloriosos.

Geração Silenciosa (1925-1942) - é um termo usado para se referir à população nascida entre 1925 e 1942, nomeadamente durante a Crise de 1929 e Segunda Guerra Mundial. Na idade adulta presenciaram a Guerra da Coreia, o nascimento do rock nos anos 50 e movimentos de direitos civis nos anos 60. Apesar de inicialmente aplicado ao povo da América do Norte, passou a abranger também aqueles nascidos na Europa Ocidental e Australasia.

Baby Boomer (1943-1964) - também conhecido por explosão de bebês, é a geração que nasceu após a Segunda Guerra Mundial, uma época que foi marcada por um aumento nas taxas de natalidade. O termo "baby boomer" é usado às vezes em um contexto cultural. Por conseguinte, é impossível alcançar um amplo consenso sobre uma data definida de início e de fim. Presenciaram a Guerra Fria e a Ditadura Militar no Brasil, o que influenciou fortemente a visão política desta geração, também foram os primeiros a crescer com a televisão sendo o principal meio de comunicação de informações. Foram os criadores do movimento hippie nos EUA. A geração Baby Boomer compõe uma parte substancial da população dos EUA e também do Brasil.

Geração X (1965-1979) - a expressão foi inventada pelo fotógrafo da Agência Magnum, Robert Capa, em 1950. Embora não haja acordo em relação ao período que a expressão abrange, ela geralmente inclui as pessoas nascidas a partir dos anos 1960 até o final dos anos 1970. Como Fran Kick explica, não existe uma linha rígida as gerações, frequentemente, a mudança entre gerações ocorre ao longo de 3 a 5 anos, talvez mais. Alternativamente, o termo também foi usado em diversos tempos e lugares para referir-se a várias subculturas e contraculturas diferentes desde 1950. Na meia-idade, a pesquisa os descreve como ativos, felizes e alcançando um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. A coorte foi creditada com tendências empreendedoras. Desde então, Geração X sempre significou um grupo de jovens, aparentemente sem identidade, a enfrentar um incerto, mal definido, talvez hostil, futuro. Aparições posteriores do termo, em meados dos anos 1960 e meados de 1970, mudaram sua abrangência de geração global, atribuída por Capa, para conjuntos específicos de subculturas da juventude britânica, constituídos principalmente de homens brancos da classe trabalhadora, desde os mods e seus rivais rockers até a subcultura minecraft, mais abertamente contestadora.

Você Conhece o Perfil Viajante das Gerações? - selfHotel Internet ...
Google Imagens
Geração Y (1980-1995) - ou Millenials, é um conceito em Sociologia que se refere à corte dos nascidos após o início da década de 1980 e até 1995, segundo alguns autores ela pode se estender até os primeiros cinco anos dos anos 2000. Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, e facilidade material, e efetivamente, em ambiente altamente urbanizado, imediatamente após a instauração do domínio da virtualidade como sistema de interação social e midiática, e em parte, no nível das relações de trabalho. Se a geração X foi concebida na transição para o novo mundo tecnológico, a geração Y foi a primeira verdadeiramente nascida neste meio, mesmo que incipiente. É importante notar que não existe geração Y no campo, se a natureza da renda da família e da cidade estão relacionadas a um histórico de trabalhos braçais e tradicionais, rurais, ou tradicionais manufatureiras.

Geração Z (1996-2010) - ou Zoomers, é a definição sociológica para a geração de pessoas nascida, em média, entre meados dos anos 1990 até o início do ano 2010. Portanto, é a geração que corresponde à idealização e nascimento da internet e no boom da criação de aparelhos tecnológicos modernos. A grande nuance dessa geração é zapear, tendo várias opções, entre canais de televisão, internet, vídeo game e smartphones. O habitat da Geração Z, assim como o da Geração Y, é o do desemprego e da precariedade. A Geração Z presenciou o surgimento de indivíduos, grupos e movimentos políticos e sociais anti-establishment, resultado do aprofundamento da polarização ideológica na sociedade, através da chamada Ciberpolítica e que atrai uma parcela dessa geração, parcela essa constitutiva a uma geração bloqueada, segundo o sociólogo João Teixeira Lopes.

Comentários

Postagens mais visitadas